topo
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

JACUIPE - AL

Conjunto de Dados Abertos

Os dados abertos são gerados a partir das remessas de dados que são publicados no portal. Dessa forma, a atualização destes dados depende exclusivamente da periodicidade adotada para as publicações no portal por parte dos responsáveis pela alimentação e gestão das informações.

Apresentação

Portal de Dados Abertos Prefeitura Municipal de Jacuípe

O Portal de Dados Abertos tem o objetivo de disponibilizar, de forma pública e de fácil acesso os dados governamentais. Como parte de uma iniciativa muito maior de transparência e cidadania participativa, o Portal de Dados Abertos é uma ação de disponibilização, através da internet, de documentos, informações e dados governamentais de domínio público para a livre utilização pela sociedade, garantindo à mesma, acesso aos dados primários, de forma que possam ser reutilizados produzindo novas informações e aplicações digitais para a sociedade.

A disponibilização em formato aberto permite estes dados sejam manuseados por organizações sem fins lucrativos, empresas, indivíduos do setor privado e cidadãos, e assim possam desenvolver soluções tecnológicas que possam melhorar o controle social e qualidade dos serviços públicos através da inovação, tecnologia e da criatividade, contribuindo assim para uma maior participação e engajamento da civico.

Através desta iniciativa objetiva-se a promoção de uma maior transparência pública, a disponibilização de dados ao cidadão, ao combate a corrupção com a disponibilização de ferramentas que viabilizem a consulta pública, controle social, a criação de novos mecanismos que efetivem a participação cidadã e ao desenvolvimento de novas tecnologias, pelos cidadãos, que potencializem a inovação na co-criação de plataformas de forma colaborativa, tornando o governo mais aberto, acessível, ágil, democrático, participativo, responsável, participativo e efetivo.

Dúvidas Frequentes

1. O que são Dados Abertos?

Dados Abertos são dados que são livremente disponíveis para todos utilizarem e redistribuírem como desejarem, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle. Na prática, a filosofia de dados abertos estipula algumas restrições tecnológicas para que os dados sejam legíveis por máquina. Todo dado público tem vocação para ser dado aberto. Como praticamente todo dado governamental é público, é fundamental que os governos implementem políticas para disponibilizá-los. Para saber mais, conheça as leis e os princípios dos dados abertos.


2. O que é a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos – INDA?

A Infraestrutura Nacional de Dados Abertos é um conjunto de padrões, tecnologias, procedimentos e mecanismos de controle necessários para atender às condições de disseminação e compartilhamento de dados e informações públicas no modelo de Dados Abertos, em conformidade com o disposto na e-PING. A INDA é a política do governo brasileiro para dados abertos.


3. O que é um Mashup?

Mashup é um termo que vem do inglês e significar misturar ou mixar. Em termos tecnológicos, é uma página, ou um serviço web, que combina dados ou código de duas ou mais fontes. Ele geralmente fornece mais informação e funcionalidade do que os dados e códigos originais. O sucesso dos mashups vem da facilidade com que novos aplicativos podem ser construídos na Internet. Um mashup pode ser uma visualização, um infográfico, um serviço em uma página ou um aplicativo para celular. Estamos disponibilizando dados para que você possa criar coisas novas. Utilize sua imaginação, crie, e compartilhe.


4. O que são metadados?

Metadados são geralmente descritos como dados sobre dados. Metadados são essenciais na organização e classificação de conjuntos de dados. Todo conjunto de dados estruturado faz uso de metadado para descrever a estrutura e os tipos de dados contidos no conjunto. O Portal de Dados Abertos faz uso extenso de metadados.


5. Qual a diferença deste portal para os portais de transparência?

A Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009, que alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere à transparência da gestão fiscal, determina a disponibilização de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Em outras palavras, os portais de transparências têm o objetivo de aumentar o controle das despesas e receitas no governo. O Portal de Dados Abertos tem o objetivo de ser o ponto único referencial para a busca e o acesso à dados públicos municipais. Ele é um serviço simplificado que organiza e padroniza o acesso aos dados públicos, primando pelo reuso dos dados e o uso de tecnologias modernas.


6. O que são conjuntos de dados e recursos?

Os dados catalogados no portal estão organizados utilizando as estruturas de conjuntos de dados e recursos. Os conjuntos de dados são as entidades principais. Cada conjunto de dados possui uma descrição, um ou mais recursos, e uma série de outros metadados. Cada recurso compreende uma fonte de dados. Pode ser uma planilha, um método de webservice ou um documento. A princípio cada recurso poderia ser catalogado como um conjunto de dados separado, porém é preferível que os recursos sejam agrupados, sempre que forem oriundos da mesma base de dados, ou possuírem metadados em comum, para facilitar a busca e o entendimento de seu conteúdo.


7. Posso utilizar as bases de dados para qualquer finalidade?

Sim, desde que seja para atividades legais.


8. Posso cobrar por produtos, serviços ou estudos que desenvolver utilizando as bases de dados?

Sim, o uso das bases de dados é livre inclusive para atividades com fins lucrativos. Claro, desde que sejam legais e de acordo com a regulamentação específica do setor.


9. É cobrada alguma taxa ou licença para uso das bases de dados?

Não, as bases de dados são disponibilizadas como serviço público gratuito.

Sobre o Portal de Dados Abertos

O Portal de Dados Abertos é uma ferramenta disponibilizada pelo governo para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas. O portal preza pela simplicidade e organização para que você possa encontrar facilmente os dados e informações que precisa. O portal também tem o objetivo de promover a interlocução entre atores da sociedade e com o governo, com o intuito de melhor utilizar os dados em prol de melhorar a qualidade de vida de toda uma sociedade.


Mas afinal, o que são dados abertos?

De acordo com a definição da Open Data Handbook (), em síntese:

são dados que podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa - sujeitos, no máximo, à exigência de atribuição da fonte e compartilhamento pelas mesmas regras.


Porque abrir os dados?

Com base na cartilha cinco motivos para a abertura de dados na administração pública, elaborada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), há 5 razões essenciais para que as organizações públicas invistam em iniciativas de abertura de dados governamentais

Os cinco motivos para a abertura dos dados são:

  1. Transparência na gestão pública;
  2. Contribuição da sociedade com serviços inovadores ao cidadão;
  3. Aprimoramento na qualidade dos dados governamentais;
  4. Viabilização de novos negócios;
  5. Obrigatoriedade por lei.

A publicação dos dados governamentais em formato aberto permite que a sociedade possa avaliar as ações e decisões de governo. Dessa forma, os cidadãos assumem o papel de agente de transformação social por meio do acompanhamento e da fiscalização do desempenho do governo.


O que dados abertos tem a ver com você?

O acesso a informação está previsto na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Dados Abertos é a publicação e disseminação dos dados e informações públicas na Internet, organizados de tal maneira que permita sua reutilização em aplicativos digitais desenvolvidos pela sociedade. Isso proporciona ao cidadão um melhor entendimento do governo, no acesso aos serviços públicos, no controle das contas públicas e na participação no planejamento e desenvolvimento das políticas públicas.


Por que estamos fazendo isso?

Em 18 de novembro de 2011 foi sancionada a Lei de Acesso a Informação Pública (Lei 12.527/2011) que regula o acesso a dados e informações detidas pelo governo.

Receitas Orçamentárias e Extraordinárias

Receita Pública é a soma de ingressos, impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos, arrecadados para atender às despesas públicas.

Dados e recursos

  • Receitas Orçamentárias e Extraordinárias - 2022

    Descrição das receitas em 2022.

    Última atualização: 25/11/2022 às 18:23

  • Receitas Orçamentárias e Extraordinárias - 2021

    Descrição das receitas em 2021.

    Última atualização: 25/11/2022 às 18:06

  • Receitas Orçamentárias e Extraordinárias - 2020

    Descrição das receitas em 2020.

    Última atualização: 31/03/2022 às 15:25

Fonte: Contabilidade Municipal


Dicionário de Dados

O dicionário de dados consiste numa lista organizada com todos os elementos de dados que são pertinentes para o sistema.

  • Dicionário de dados em formato de documento/planilha

    Descrição dos metadados associados ao conjunto das Receitas Orçamentárias e Extraordinárias em formato de documento e planilha.

  • Dicionário de Dados em Formato de Intercâmbio de Dados

    Descrição dos metadados associados ao conjunto das Receitas Orçamentárias e Extraordinárias em formato de intercâmbio de dados.

Acesso aos arquivos de dados por URLs persistentes (fixas)

Entidade:
ReceitasOrcamentariasExtraordinarias
Grupo:
Receitas
URL:
http://transparencia.jacuipe.al.gov.br/app/al/jacuipe/3/DadosAbertos/ReceitasOrcamentariasExtraordinarias?formato=<formato>
Requisição:
GET e POST

Web Service:
ReceitasOrcamentariasExtraordinarias

Receita Extra

Lorem ipsum dolor simple teste

Despesas Orçamentárias

Despesas realizadas com serviços, obras e compras, com a finalidade de atender as necessidades coletivas da população.

Dados e recursos

  • Despesas Orçamentárias - 2022

    Descrição das despesas orçamentárias ocorridas em 2022

    Última atualização: 25/11/2022 às 18:23

  • Despesas Orçamentárias - 2021

    Descrição das despesas orçamentárias ocorridas em 2021

    Última atualização: 25/11/2022 às 18:07

  • Despesas Orçamentárias - 2020

    Descrição das despesas orçamentárias ocorridas em 2020

    Última atualização: 31/03/2022 às 15:25

Fonte: Contabilidade Municipal


Dicionário de Dados

O dicionário de dados consiste numa lista organizada com todos os elementos de dados que são pertinentes para o sistema.

  • Dicionário de Dados de Despesas Orçamentárias

    Descrição dos metadados associados ao conjunto de Despesas Orçamentárias em formato de documento e planilha.

  • Dicionário de Dados em Formato de Intercâmbio de Dados

    Descrição dos metadados associados ao conjunto de Despesas Orçamentárias em formato de intercâmbio de dados.

Acesso aos arquivos de dados por URLs persistentes (fixas)

Entidade:
DespesasOrcamentarias
Grupo:
Despesas
URL:
http://transparencia.jacuipe.al.gov.br/app/al/jacuipe/3/DadosAbertos/DespesasOrcamentarias?formato=<formato>
Requisição:
GET e POST

Web Service:
DespesasOrcamentarias

Repasses ou Transferências de Recursos Financeiros

Relação de valores concedidos ou recebidos a título de transferência financeira entre as entidades do município.

Dados e recursos

  • Repasses ou Trasferências de Recursos Financeiros - 2022

    Descrição das transferências de recursos financeiros em 2022.

    Última atualização: 25/11/2022 às 18:23

  • Repasses ou Trasferências de Recursos Financeiros - 2021

    Descrição das transferências de recursos financeiros em 2021.

    Última atualização: 25/11/2022 às 18:06

  • Repasses ou Trasferências de Recursos Financeiros - 2020

    Descrição das transferências de recursos financeiros em 2020.

    Última atualização: 31/03/2022 às 15:25

Fonte: Contabilidade Municipal


Dicionário de Dados

O dicionário de dados consiste numa lista organizada com todos os elementos de dados que são pertinentes para o sistema.

  • Dicionário de dados em formato de documento/planilha

    Descrição dos metadados associados ao conjunto dos Repasses ou Transferências de Recursos Financeiros em formato de documento e planilha.

  • Dicionário de Dados em Formato de Intercâmbio de Dados

    Descrição dos metadados associados ao conjunto dos Repasses ou Transferências de Recursos Financeiros em formato de intercâmbio de dados.

Acesso aos arquivos de dados por URLs persistentes (fixas)

Entidade:
TransferenciasRecursosFinanceiros
Grupo:
Relação de valores concedidos ou recebidos a título de transferência financeira entre as entidades do município
URL:
http://transparencia.jacuipe.al.gov.br/app/al/jacuipe/3/DadosAbertos/TransferenciasRecursosFinanceiros?formato=<formato>
Requisição:
GET e POST

Web Service:
TransferenciasRecursosFinanceiros

Processos de Licitação

Relação das licitações públicas que foram executadas no intuito de contratar empresas para fornecimento ou prestação de serviços.

Dados e recursos

  • Processos de Licitação - 2023

    Descrição dos processos de licitação ocorridos em 2023

    Última atualização: 20/09/2023 às 10:22

  • Processos de Licitação - 2022

    Descrição dos processos de licitação ocorridos em 2022

    Última atualização: 20/09/2023 às 10:58

  • Processos de Licitação - 2021

    Descrição dos processos de licitação ocorridos em 2021

    Última atualização: 03/08/2023 às 10:48

  • Processos de Licitação - 2020

    Descrição dos processos de licitação ocorridos em 2020

    Última atualização: 29/11/2022 às 10:22

Fonte: Departamento de Licitação / Módulo de Licitações e Contratos - LICON


Dicionário de Dados

O dicionário de dados consiste numa lista organizada com todos os elementos de dados que são pertinentes para o sistema.

  • Dicionário de Dados dos Processos de Licitação

    Descrição dos metadados associados ao conjunto dos Processos de Licitação em formato de documentos e planilhas.

  • Dicionário de Dados em Formato de Intercâmbio de Dados

    Descrição dos metadados associados ao conjunto dos Processos de Licitação em formato de intercâmbio de dados.

Acesso aos arquivos de dados por URLs persistentes (fixas)

Entidade:
LicitacoesDetalhes
Grupo:
Licitações
URL:
http://transparencia.jacuipe.al.gov.br/app/al/jacuipe/3/DadosAbertos/LicitacoesDetalhes?formato=<formato>
Requisição:
GET e POST

Web Service:
LicitacoesDetalhes

Contratos e Termos Aditivos

Relação dos Contratos e Termos Aditivos, provenientes de Processos de Licitação, firmados entre esta instituição e empresas que forneceram ou prestaram serviços.

Dados e recursos

  • Contratos e Termos Aditivos - 2023

    Descrição dos contratos e termos aditivos celebrados em 2023

    Última atualização: 20/09/2023 às 10:58

  • Contratos e Termos Aditivos - 2022

    Descrição dos contratos e termos aditivos celebrados em 2022

    Última atualização: 26/07/2023 às 11:49

  • Contratos e Termos Aditivos - 2021

    Descrição dos contratos e termos aditivos celebrados em 2021

    Última atualização: 03/08/2023 às 10:48

  • Contratos e Termos Aditivos - 2020

    Descrição dos contratos e termos aditivos celebrados em 2020

    Última atualização: 02/12/2022 às 10:09

Fonte: Departamento de Licitação / Módulo de Licitações e Contratos - LICON


Dicionário de Dados

O dicionário de dados consiste numa lista organizada com todos os elementos de dados que são pertinentes para o sistema.

  • Dicionário de Dados dos Contratos e Termos Aditivos

    Descrição dos metadados associados ao conjunto dos Contratos e Termos Aditivos em formato de documentos e planilhas.

  • Dicionário de Dados em Formato de Intercâmbio de Dados

    Descrição dos metadados associados ao conjunto dos Contratos e Termos Aditivos em formato de intercâmbio de dados.

Acesso aos arquivos de dados por URLs persistentes (fixas)

Entidade:
Contratos
Grupo:
Contratos
URL:
http://transparencia.jacuipe.al.gov.br/app/al/jacuipe/3/DadosAbertos/Contratos?formato=<formato>
Requisição:
GET e POST

Web Service:
Contratos

Demonstrativos Fiscais

Relação dos demonstrativos fiscais. Os Demonstrativos Fiscais são divididos em 2 tipos:

  1. O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio elaborado e publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
  2. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é um documento mensal disponibilizado pelo Tesouro Nacional que permite o acompanhamento e análise do desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). Ele é exigido pela Constituição Federal, em seu artigo 165, §3º: "o Poder Executivo publicará, no prazo de trinta dias após o encerramento de cada bimestre, o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO)". Sua regulamentação foi feita pela Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) -, que estabelece as normas para sua elaboração e publicação.

Dados e recursos

  • Demonstrativos Fiscais - 2023

    Demonstrativos Fiscais do exercício de 2023

    Última atualização: 31/01/2024 às 10:13

  • Demonstrativos Fiscais - 2022

    Demonstrativos Fiscais do exercício de 2022

    Última atualização: 31/01/2024 às 10:13

  • Demonstrativos Fiscais - 2021

    Demonstrativos Fiscais do exercício de 2021

    Última atualização: 31/01/2024 às 10:13

  • Demonstrativos Fiscais - 2020

    Demonstrativos Fiscais do exercício de 2020

    Última atualização: 31/01/2024 às 10:13

  • Demonstrativos Fiscais - 2019

    Demonstrativos Fiscais do exercício de 2019

    Última atualização: 31/01/2024 às 10:13

  • Demonstrativos Fiscais - 2018

    Demonstrativos Fiscais do exercício de 2018

    Última atualização: 31/01/2024 às 10:13

  • Demonstrativos Fiscais - 2017

    Demonstrativos Fiscais do exercício de 2017

    Última atualização: 31/01/2024 às 10:13

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional (STN)


Dicionário de Dados

O dicionário de dados consiste numa lista organizada com todos os elementos de dados que são pertinentes para o sistema.

  • Dicionário de Dados dos Demonstrativos Fiscais

    Descrição dos metadados associados ao conjunto dos Demonstrativos Fiscais em formato de documentos e planilhas.

  • Dicionário de Dados em Formato de Intercâmbio de Dados

    Descrição dos metadados associados ao conjunto dos Demonstrativos Fiscais em formato de intercâmbio de dados.

Acesso aos arquivos de dados por URLs persistentes (fixas)

Entidade:
DemonstrativosFiscais
Grupo:
DemonstrativosFiscais
URL:
http://transparencia.jacuipe.al.gov.br/app/al/jacuipe/3/DadosAbertos/DemonstrativosFiscais?formato=<formato>
Requisição:
GET e POST

Web Service:
DemonstrativosFiscais

Dicionário de Dados

O dicionário de dados consiste numa lista organizada de todos os elementos de dados que são pertinentes para o sistema. O dicionário de dados consiste num ponto de referência de todos os elementos envolvidos na medida em que permite associar um significado a cada termo utilizado.

Dicionário de Dados

Utilizamos cookies para auxiliar sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.